Ilustração de mulher branca, de cabelo curto, roupas pretas subindo degrau e ao fundo figuras geométricas em tons de roxo
Ilustração do unDraw.co

Como me tornei Product Designer em um ano de pandemia

Daniele Gama
4 min readJan 13, 2021

Um pouco sobre não desistir de mudar de carreira, mesmo em um ano tão difícil como 2020.

Em 2020 fiz a minha transição de carreira da área de design gráfico para Product Design. Nesse post falarei de alguns passos que fiz para que isso acontecesse, mesmo num ano complicado de pandemia.

Quando a pandemia começou a fechar os escritórios aqui em São Paulo, em março, fazia poucos dias que eu tinha pedido demissão do meu emprego e os processos seletivos que eu estava participando começaram a ser encerrados, com as vagas “congeladas”.

Assim, o medo e desespero bateram pois não havia previsão da quarentena acabar e nem previsão de quando as empresas voltariam a contratar. Então, acabei combinando com a empresa em que estava mais alguns meses para que eles não ficassem sem designer e eu conseguisse aumentar minha reserva de emergência.

Reserva de emergência: segurança financeira na mudança de carreira.

Ilustração que mostra um homem em cima de um cofre de porquinho colocando uma moeda
Ilustração do unDraw.co

Falando em reserva, a minha primeira dica é construa uma reserva de dinheiro para que você possa ficar sem emprego por algum tempo sem comprometer suas contas. A minha reserva duraria de 3 a 4 meses e foi suficiente para o período de mudança de carreira.

Planejamento

Ilustração de mulher branca ajoelhada na frente de uma tabela com diversos balões com textos, ligados a círculos roxos
Ilustração do unDraw.co

Em 2019 eu já coloquei os passos necessários para que até junho de 2020, eu já estivesse na área de UX.

Com isso, já pesquisei cursos que eu poderia fazer e fui aos poucos participando de eventos gratuitos ou bem baratinhos na área para criar networking.

O primeiro que eu participei foi o Ladies That UX em SP, onde conheci os primeiros contatos na área, adicionei no LinkedIn e fui acompanhando as dicas e recebendo convites para outros eventos.

Curso

ilustração de uma mulher negra deitada, olhando para o notebook aberto apoiado em suas pernas, ao fundo uma estante de livros
Ilustração do unDraw.co

Por falar em curso, eu comecei estudando por conta própria utilizando a Alura, que tem diversos cursos online com um preço acessível. Fiz alguns cursos também na Udemy, principalmente para aprender a utilizar o Figma.

Quando consegui investir em um curso presencial, optei por fazer a Formação em UX da Mergo, que ainda era presencial no pré-pandemia. Esse curso foi muito importante, pois nele participei de um projeto que está no meu portfolio, que inclusive, postei um artigo no Ladies That UX.

Processos seletivos e a dificuldade de achar uma vaga iniciante

ilustração de dois currículos, um na frente do outro, no currículo da frente tem o desenho de um rosto em tons roxos.
Ilustração do unDraw.co

Com esse projeto no portfolio, comecei a receber convites para entrevistas e contatos pelo LinkedIn — quando postei o projeto por lá, recebi muitos contatos novos 😉

Já aviso de primeira, que antes de fazer o portfolio não consegui nenhuma entrevista. Então se você ainda não fez o seu, comece o quanto antes.

Fui chamada para alguns processos seletivos, apresentei testes e tive algumas recusas. Nesse momento, achei muito importante mostrar para as pessoas que eu estava procurando emprego, então falei para amigos, colegas e, claro, no LinkedIn também.

Tive muita ajuda das pessoas do meu curso, que me indicaram para as empresas que trabalharam e isso me deu muito ânimo! Pesquisei bastante em quais empresas eu poderia me encaixar sendo junior e consegui em dois meses me recolocar na vaga que eu precisava (consegui manter minha reserva de emergência com sobra).

Conclusão

Gif em tons de rosa e amarelo com a palavra obrigada
GIf da Mariquefez

Bom, se você leu até aqui, muito obrigada 😊
Espero que a minha experiência tenha te ajudado e, talvez, incentivado a não desistir da mudança de carreira. Essa foi a melhor decisão que fiz em 2020 e hoje estou muito feliz na nova área que escolhi (posso até falar sobre isso em um novo post).

--

--

Daniele Gama

Product Designer na OLX Brasil. Gosta de bons cafés e abraçar cachorros, não nessa ordem.